O curta-metragem Awara Nane Putane revive e reinventa lenda Yawanawá.

Curta 1O curta-metragem ‘Awara Nane Putane – Uma história do cipó’, dirigido pelo cineasta Sérgio de Carvalho, foi selecionado para a mostra competitiva do 6º Los Angeles Brazilian Film Festival (Labrff) 2013, que acontece de 8 a 11 de setembro em Los Angeles (EUA). O filme é uma animação que conta uma lenda indígena do povo Yawanawá (veja aqui o teaser do curta).

O diretor Sérgio Carvalho lembra que foram cinco anos desde o início da pesquisa para o roteiro até o produto final. “A gente foi para a aldeia justamente para fazer uma pesquisa, os indígenas desenharam muitas coisas, fotografamos bastante e todos esse material foi entregue ao animador. Nós ainda levamos o animador em um festival indígena para que ele sentisse esse universo”, conta.

A equipe viajou por duas semanas até a aldeia Nova Esperança, no Rio Gregório, município de Tarauacá (AC), onde ocorreu a pesquisa e a captação de som. O diretor explica que o filme é todo falado no idioma yawanawá. “Ele foi todo gravado pelos velhos da aldeia, porque eles faziam questão que fosse falado a língua de forma correta, eles que gravaram a dublagem. Todos os sons também captado na aldeia, nenhum som é artificial”, disse.

curta_awara_2

O roteiro da animação conta o mito de origem yawanawá do uso da ayahuasca, uma bebida sagrada usada em rituais religiosos. O filme venceu o edital de fomento ao Curta-Metragem do Ministério da Cultura em 2010.

Com a seleção no festival, o curta começará a ser exibido em uma rede de televisão da televisão a cabo em toda a America latina. “Esse festival abre novas portas, este é um festival de mercado. A Sony já entrou em contato comigo para entrar na rede de programação deles, o que divulga essa cultura amazônica”, afirma.

Sérgio pretende participar do encontro, em setembro, mas ainda procura apoio para conseguir pagar as despesas. “Se puder ir com outros representantes da equipe ou do povo yawanawá seria incrível, mas a questão dos vistos e recursos complica nessa ideia”, comenta.

O Los Angeles Brazilian Film Festival – LABRFFé uma entidade dedicada à promoção, exibição, e ao mercado de filmes Brasileiros em Los Angeles. Fundado em 2007, teve sua 1ª. edição em 2008 e já exibiu-se mais de 200 filmes.

Anúncios

Sobre edwardluz

Contatos & WhatsApp: (061) 99314389, (062) 96514602 Sou Edward M. Luz antropólogo brasileiro, goiano, residente em Anápolis e Brasília, doutorando em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, mesma universidade onde cursou e concluiu graduação e mestrado em Antropologia Social (Lattes : http://lattes.cnpq.br/7968984077434644 ). Iniciei carreira profissional em trabalhos de identificações e delimitações de terras indígenas em 2003 e desde então exerci esta função de Antropólogo Consultor em três ocasiões, sempre contratado pelo convênio FUNAI/PPTAL. Durante os últimos sete anos trabalhei na identificação e demarcação de oito (8) terras indígenas, todas no estado do Amazonas. Sempre trabalhei orientado pelos artigos 231 e 232 do texto Constitucional, obediente à Portaria 14 e atento ao Decreto 1775/96 e acima de tudo, norteado pelos princípios acadêmicos de imparcialidade e cuidado aos quais acrescento sempre bom senso, equilíbrio e por um forte senso ética e responsabilidade com a vida dos meus interlocutores que estudo. A observância de tais princípios me colocou em rota de colisão com alguns antropólogos e sobretudo com a FUNAI, o que culminou com a rejeição de minha postura democrática e de diálogo com as partes envolvidas em demarcações de quilombos e Terras Indígenas. Independente de quem serão meus adversários continuarei batalhando contra e enfrentando esse perigoso processo político de etnicização do Brasil, esforçando-me por promover o diálogo, a postura democrática e as soluções racionais e dialogadas para o crescente conflito étnico no Brasil, mantido e estimulado por ONGs e órgãos que precisam desesperadamente do conflito para manterem e justificarem uma ideologia fracassada, que se espalha por ONGs, pela parte ideologicamente comprometida da universidade brasileira e sobretudo por servidores de importantes e respeitáveis instituições republicanas brasileiras que precisam ser resgatadas do pernicioso processo de aparelhamento político do estado a que foram submetidas. Continuo disposto a trabalhar em soluções republicanas e democráticas par as situações dos conflitos étnicos em todo território nacional. Edward Mantoanelli Luz. Antropólogo Consultor da Human Habitat Consultoria LTDA
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s