Conflitos

Índios fazem comitiva de Ministério da Saúde refém em aldeia.

Publicado em 23 de julho de 2013

O cerco começou durante a entrega de três viaturas da Funasa.
Entre os reféns, o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves.

Uma comitiva de aproximadamente 20 pessoas, formada por representantes do Ministério da Saúde, Fundação Nacional do Índio (Funai), Fundação Nacional de Saúde (Funasa)  e uma jornalista, está sendo feita refém na aldeia Pé de Galinha, nas imediações do município deBarra do Corda, desde 7h30 deste sábado (20).  No grupo está o secretário Especial de Saúde Indígena Antônio Alves. A informação é da Delegacia Regional de Barra do Corda.

A equipe estava no local para entregar três viaturas da Funasa para a comunidade indígena.  Segundo a polícia, cerca de 200 índios de outras aldeias teriam se dirigido ao local e, em protesto, fechado o acesso e impedido saída e entrada.

De acordo com Alexsander Dias, delegado da Regional de Barra do Corda, os reféns não sofreram violência. A Polícia Civil tomou conhecimento do fato após alguns integrantes da comitiva, como um motorista e uma enfermeira, terem conseguido furar o bloqueio e se dirigido à delegacia.

Ele também afirmou que a Secretaria de Segurança, o Departamento de Polícia Federal (o território indígena é de jurisdição federal), o Ministério da Saúde e o Ministério da Justiça já foram comunicados e estão tomando providências.

Outro lado

Waldir Pompeu, secretário de Assuntos Indígenas de Barra do Corda, declarou que amanifestação foi motivada pela recusa da comitiva de dialogar com os indígenas. Segundo ele,  a comitiva estava se dirigindo à comunidade Colônia e não atendeu aos pedidos de índios de outras tribos para debater sobre a questão da saúde. “A política de saúde indígena hoje não observa as diversidades culturais, colocando etnias diferentes para serem atendidas no mesmo espaço e sem a mínima estrutura”, afirmou. Pompeu ainda reiterou o caráter pacífico do bloqueio da via.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s